Escalada, uma das atividades físicas mais completas
A escalada ou também conhecida como atividade de escalar, consiste em uma prática esportiva que diariamente ganha mais popularidade e adeptos. Em outras palavras a escalada é um esporte que tem como objetivo alcançar o topo de uma parede de pedra ou uma parede artificial com ou sem ajuda de material.
Assim sendo, além de praticar uma atividade física a escalada também te permitirá conhecer verdadeiros paraísos naturais. Como também te permitirá praticar a sua técnica em academias indoor que contam com essa prazerosa atividade. Logo, fisicamente é uma atividade física completa, já que trabalha sobre vários aspectos do nosso corpo, como: resistência, força, agilidade, respiração, etc.
História e origem da escalada
Decerto a escalada é ser considerada um dos esportes mais antigos do homem, já que a sua prática também consistia em uma habilidade importante para a sobrevivência em outras épocas. Contudo, a escalada como conhecemos hoje em dia foi criada gradualmente no final do século XIX com as primeiras corridas pela conquista de altas montanhas. Desse modo, a escalada ganhou uma certa popularidade a partir da década de 70.
Neste sentido, a escalada finalmente ganhou suas primeiras competições oficiais organizada em 1988 pela União Internacional de Associações de Montanhismo. Por essa razão todo ano se organiza uma copa mundial de dificuldade e velocidade, conhecida como: Campeonato Mundial de Escalada.
Principais benefícios de praticar a escalada
Como atividade física a nível fisiológico a escalada é um esporte bastante completo. Isso por que naturalmente estarão envolvidos praticamente todos os músculos em uma ação coordenada. Desse modo para as pessoas que estão cansadas da monotonia das academias, aprender a técnica da escalada pode ser uma alternativa bastante interessante.
O benefício notável da prática da escalada é a concentração na hora de executar cada movimento, já é fundamental ter a mente equilibrada. Contudo, muito mais além dos benefícios a nível psicológicos estão os benefícios físicos. Ou seja, com a escalada é possível desenvolver uma musculatura uniforme por estar constantemente trabalhando no limite da resistência física de cada um.
A importância do descanso e da concentração
Começar a escalar as vezes pode representar um grande estímulo hormonal e, em certas ocasiões, uma ansiedade desnecessária. Isso por que quando nos permitimos viver novos desafios o corpo naturalmente gera uma quantidade de adrenalina necessária para o desafio. Contudo, aí entra a importância da concentração e da respiração, por que é através dela que construímos uma técnica sólida para poder enfrentar qualquer tipo de desafio.
Já o descanso é outro fator muito importante na hora de praticar essa atividade física para poder obter todos os benefícios que ela proporciona sem efeitos colaterais. Por essa razão se recomenda não apenas aproveitar de cada descanso que se encontre escalada, mas também entre uma escalada e outra. Assim preservamos a integridade das articulações e músculos de maneira saudável e progressiva.
O que esperar de uma aula de escala para inciantes
De forma geral, as sessões destinadas aos grupos que desejam iniciar a prática da escalada contem as ideias fundamentais para praticar o esporte de forma segura. Em primeiro lugar citamos a metodologia e terminologia da escalada, como: conceitos, termos técnicos de equipamento, noções de segurança, etc. Logo estaria os aquecimentos e alongamentos antes de iniciar a subir um objetivo ele consiste em movimentos particulares para irrigar os músculos envolvidos na atividade.
Outra importante parte das primeiras sessões para começar a escalar é a parte técnica. Em outras palavras, começar a entender qual a maneira adequada de interagir com a parede em questão. Também para entender como utilizar gravidade a nosso favor e os pontos de apoio e agarre adequado para avançar com os movimentos.