Menu

O impacto das drogas na nossa sexualidade

O consumo de álcool e outros tipos de drogas pode fazer com que você tome decisões que normalmente não tomaria. Isso pode aumentar a probabilidade de você ter relações sexuais desprotegidas, correndo o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis ou até mesmo uma gravidez indesejada. Quando se está sob o efeito do álcool, é muito menos provável que se lembre da importância do uso do preservativo ou mesmo de conversar sobre isso com o seu parceiro, ou ainda você pode até se lembrar de usá-lo mas colocar de uma forma inadequada sem se dar conta e correr os mesmo riscos de que se não estivesse usando.

O consumo de álcool e de drogas também pode fazer você se sentir mal, confuso, eufórico e ter sensações extremas de felicidade ou tristeza. Sentimentos que podem atrapalhar muito um bom desempenho na hora do sexo. Além de disso, o mais provável é que a pessoa nem se lembre exatamente do que aconteceu, ou acabe tendo uma relação sexual com alguém que realmente não queria, situações bem desconfortáveis entre duas pessoas e que podem gerar muitos problemas e arrependimentos.

Maior risco de agressão sexual

Estar bêbado ou drogado pode torná-lo mais vulnerável a agressões sexuais, isso pode acontecer com qualquer um. Se você for vítima de violência ou qualquer tipo de agressão sexual, existem vários serviços de suporte que você pode ter acesso, é muito importante buscar auxílio e ajuda nessas horas.

Outro inconveniente do consumo dessas substâncias é que elas, muitas vezes, fazem com que certos medicamentos percam o seu efeito, como por exemplo, se você está tomando uma pílula anticoncepcional e ingere bebidas alcoólicas em excesso, isso pode fazer com que os efeitos da pílula sejam menos eficazes e até perder a sua função preventiva.

O álcool afeta negativamente o desempenho sexual em vários aspectos,  como dificuldade em obter ou manter uma ereção, não desfrutar o momento, ter um baixo rendimento, etc.

O uso de drogas leva não somente a problemas fisiológicos mas também a comportamentos de risco,  aumentando assim as possibilidades de se estar em uma situação perigosa. Alguns dos riscos associados ao uso de drogas incluem:

  • Reduzir inibições, o que aumenta a probabilidade de ter relações sexuais desprotegidas. Isso aumenta o risco de contrair uma infecção sexualmente transmissível ou uma gravidez indesejada.

  • Você pode se tornar dependente de drogas. Isso pode tornar o sexo sem drogas menos agradável e prejudicar os relacionamentos, além de gastar uma grande quantidade de dinheiro em drogas.

  • Compartilhar agulhas para injetar drogas aumenta as chances de contrair o HIV.

  • O compartilhamento de agulhas também aumenta o risco de desenvolver Hepatite B ou Hepatite C. Essas infecções podem danificar o fígado e causar sérios problemas de saúde.

  • As drogas reduzem a consciência do seu ambiente e do seu entorno. Você pode se tornar mais vulnerável a ataques sexuais ou se encontrar em uma situação perigosa.

  • Você pode uma overdose, o que pode ser mortal.